Como recuperar arquivos de Pen Drive que vírus transforma em atalho


Sabe aquele dia que estamos com pressa, a tinta da impressora acabou e então resolvemos ir em uma lan house ou na casa de um amigo que não é tão cuidadoso assim com seu pc. Então logo depois vem a surpresa, o  Pen Drive  pega um vírus super chato que de certa forma nos preocupa muito pelo fato de converter todos os nossos arquivos e pastas em atalhos e isso impossibilita que estes sejam abertos ou alterados e nos cria a ILUSÃO de termos perdido nossos documentos.

( Caso precise, clique nas imagens para aumentar )


Mas o que realmente aconteceu com os arquivos?

Bom na verdade nossos arquivos não são excluídos esse vírus oculta os arquivos criando atalhos deles  no Pen Drive.


Como ter certeza que não perdi meus arquivos?

Abra o Windows Explorer (Tecla Windows + E) clique em computador, se pensarmos de forma lógica um atalho é bem menor que o arquivo original então se por acaso não aparecer atalho para todos os arquivos que contêm no seu Pen Drive eles simplesmente estão ocultos.


Recuperando os arquivos

Clique na opção Organizar no lado esquerdo da barra de menus do Windows Explorer logo após clique em Opções de pasta e pesquisa





Ao abrir a janela opções de pasta vá para a guia modo de exibição







Procure a opção pastas e arquivos ocultos e clique na opção mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas. Clique em OK





Observe que após clicar em ok seus arquivos aparecem “duplicados” todos os que têm uma setinha do lado esquerdo do ícone é um atalho os que estão mais clarinhos, tipo embaçados são os seus arquivos originais que estão ocultos.




Antes de sair excluindo esses atalhos confira se todos os seus arquivos estão no Pen Drive selecione os atalhos e exclua-os.
Logo após selecione todos os seus arquivos originais (Atalho CTRL+A), clique com o botão direito do mouse sobre ele, vá em propriedades, desmarque a opção oculto, clique em ok e pronto seus arquivos estarão normais como antes.

Obs: Eu recomendo após esse procedimento colocar o seu Pen Drive em um computador com antivírus atualizado, fazer uma varredura para excluir qualquer vírus que ele possa ter e depois crie um backup dos seus arquivos, quando terminar formate o Pen Drive e copie seus arquivos novamente para oPen Drive.

Existem algumas outras formas que podem ser iguais, menos, ou mais eficientes que esta concluí que ela é a mais óbvia e fácil.


Espero ter te ajudado,sua visita é sempre bem vinda,volte sempre e se puder nos siga aqui e nas redes sociais  e por favor comente!

0 comentários