Como fazer um currículo (modelos disponíveis para download)

Como fazer um currículo




Baixe seu modelo no meu blog de brindes http://www.universodasdicas.com.br/

Um dos fatores decisivos para a sua contratação em um novo emprego é, sem dúvida, seu currículo. Com ele é possível ver suas qualificações e saber se elas o classificam para a vaga que está se candidatando. Na hora de entregar este documento, a apresentação, a clareza de informações e ideias e seu modelo são fatores decisivos para destaca-lo.

 Por isto é necessário saber faze-lo da maneira correta para que se diferencie. Acompanhe este tutorial e veja como é simples criar um modelo curricular adequado.


Organização de informações


O modelo de um currículo varia de acordo com o cargo pretendido, mas a melhor maneira de inicia-lo é colocando seus dados, seguido de objetivos para detalhar as suas pretensões e um resumo de suas qualificações. Aqui entra suas habilidades como profissional, cursos técnicos e de idiomas estrangeiros, formação acadêmica e informações afins. Nestes dados deve constar o nome das instituições de ensino onde você se qualificou, e o período que ficou em cada uma.

Experiência profissional


Este é um dos principais itens de seu currículo. A maneira correta de construí-lo e colocando as informações em ordem decrescente, da última experiência a primeira. Na descrição de cada empresa deve estar o nome do local, cargo, suas atribuições e responsabilidades, período de entrada e saída e, caso queira, justificativa de saída. Tenha em mente que é nesta parte onde seu perfil profissional se torna mais transparente e é avaliado.

Conhecimentos e informações complementares


Aqui deve-se destacar conhecimentos em programas de informática específicos, experiências internacionais de trabalho ou estudo e atividades complementares. Se possível, detalhe bem cada item, com as atividades específicas e o tempo de cada uma. Caso tenha conhecimento em artes, esportes e outras áreas menos convencionais coloque assim mesmo, desde que tenha alguma relação com o emprego que está procurando. De uma forma ou outra, tudo isto agrega importância para seu trabalho.

Dicas importantes e o que não fazer


Seja sempre objetivo e transparente. Para se candidatar a vagas operacionais dê preferência a seu histórico profissional e acadêmico, colocando qualificações que vão agregar ao trabalho que você procura. No caso de cargos executivos, invista em um currículo mais detalhado, com um resumo de suas qualificações e especificações de suas experiências anteriores, além de detalhes como formação e idiomas.


Nunca coloque dados como o número de seus documentos, pretensão salarial, referências familiares e pessoais, cartas de referência e certificados. Use a terceira pessoa para descrever as informações ao invés da primeira, e caso não tenha algum conhecimento ou curso que ache importante, não cite sua falta. O importante é ressaltar suas qualidades e qualificações.

Não se esqueça destas dicas para fazer o seu currículo. Quando chamarem você para uma entrevista, todas as informações que colocar ali serão decisivas. Se tudo estiver de acordo, não é preciso se preocupar, basta ter calma e aproveitar cada oportunidade.



1 comentários: