Como pagar contas pelo celular


Nos dias de hoje, o telefone celular tem se tornado cada vez mais indispensável. Através dele não só realizamos e recebemos ligações como checamos e-mails, mandamos mensagens de texto e de voz, verificamos e atualizamos nossas redes sociais entre outras coisas.
Uma prática que tem ganhado muitos adeptos no mundo todo inclusive no Brasil é o pagamento de contas pelo celular. Mas muitas pessoas ainda não o fazem por não saber até que ponto isso é seguro. Porém a maioria dos aplicativos de bancos para smartphones possui um nível muito alto de segurança onde não há armazenamento de informações e os dados são todos criptografados. Além disso é sempre uma boa ideia proteger o celular com um antivírus (veja este post: Antivírus gratuitos para android), adicionar uma senha de acesso no aparelho e evitar acessar esses dados através de uma rede aberta.


Imagem divulgação site play.google.com/

Mas como pagar as contas pelo celular?

Bem, as principais formas de se pagar as contas via dispositivo móvel são via SMS, através dos aplicativos dos bancos ou por NFC (sigla que vem do inglês “Near Field Comunication” (que significa comunicação de campo próximo).




Pagando via SMS:

Para quem ainda não tem um smartphone essa é a alternativa disponível. Trata-se de uma técnica super simples onde o cliente fornece seu número de celular para o vendedor, este envia ao comprador uma mensagem de texto com as informações sobre o produto e o valor da compra. Aí basta o cliente confirmar a aquisição digitando uma senha. Após alguns instantes ele receberá via SMS mesmo a confirmação de pagamento.




Pagando via aplicativos para smartphones:

Essa por enquanto  tem sido a maneira mais usada para se pagar contas via dispositivos móveis. 
Todos os grandes bancos já possuem esse tipo de aplicativo. 
Através deles é possível verificar seu saldo, extrato, últimos movimentos, colocar crédito no telefone celular, assim como pagar contas de luz, água, telefone, boletos bancários e qualquer conta que tenha código de barras. Para isso, basta baixar o aplicativo de seu banco em seu telefone e começar a usa-lo. O princípio é o mesmo do internet banking, porém realizar esse tipo de serviço via dispositivo móvel é melhor por conta da praticidade, basta pegar o aparelho e em questão de segundos está tudo resolvido. Sem falar que esses aplicativos são bem mais seguros do que o sistema de segurança para internet banking.


Aplicativos dos principais bancos.










Usando a tecnologia NFC para pagar as contas:

Essa é uma tecnologia relativamente nova no Brasil e que ainda está em crescimento. A ideia dessa tecnologia é simplesmente deixar de lado os cartões e fazer tudo pelo celular basta que ele tenha NFC. Para realizar o pagamento é só aproximar o aparelho de um leitor especial que irá detectar o seu chip e assim o processo será realizado. Todas as informações do cliente são criptografadas antes do armazenamento no chip tornando a operação muito mais segura. A única operadora que já fornece esse tipo de serviço por aqui é a Oi através do Oi Paggo. Porém outras operadoras assim como empresas de cartão de crédito já estão estudando meios de aderirem a isso.





Não importa a forma que você escolheu para pagar suas contas pelo celular, o fato é que essas novas possibilidades têm facilitado muito nossas vidas.

0 comentários