10 erros que blogueiros iniciantes cometem

Muitas pessoas começam um blog como um hobbie, para compartilhar suas experiências, expor ideias e ter uma renda extra, mas se deparam com problemas como a concorrência que é alta, e até falta de experiência para profissionalizar o blog e consequentemente gerar mais credibilidade.  Por isso é tão comum observarmos tantos blogueiros competentes, com excelente potencial, desistindo do seu projeto logo no início.
Blogueiros iniciantes

Existem vários erros que comentemos ao longo do percurso como blogueiros, criei uma lista com os que acredito que possam te trazer prejuízos como blogueiro.
Acompanhe essa lista com os 10 erros mais comuns que blogueiros cometem e possíveis soluções.



1 – Domínio gratuito ou de difícil acesso




Não tem jeito, é preciso mexer no bolso e contratar um domínio particular(que não é caro e é pago somente 1 vez ao ano) ao invés de utilizar “wordpress.com” ou “blogspot.com”, além de contribuir para melhorar o posicionamento do blog um domínio próprio passa uma maior credibilidade. Pense no investimento como parte da identidade visual do seu blog. A escolha do nome também é fundamental, pense em algo de fácil pronuncia, memorização e simples. Alguns blogueiros erram ao iniciar um projeto promissor com um domínio gratuito ou complicado de escrever e lembrar , já começam derrapando. Como redirecionar um dominio do Uol para o Blogger



2 – Não ter objetivos e metas bem definidas




Manter um blog profissional gera custos, não só com o domínio e hospedagem (que se torna essencial em alguns casos) mas também com a escolha de um tema profissional, que o usuário tenha fácil acesso e também um conteúdo de qualidade, que prenda a atenção do leitor. Por isso é de extrema importância que você coloque todos os custos no papel e defina qual o prazo para que o blog comece a gerar lucro antes de pensar em desistir do seu projeto e também estabeleça metas de ganhos, por exemplo em 1 ano você gostaria que seu blog gerasse x de receita. Lembre-se de estabelecer metas e objetivos reais. Como blogueiro profissional, você precisa ver o seu blog como uma empresa.



3 – Não manter uma página Sobre Nós e de Contato




Para que as empresas entrem em contato com você, tenham interesse em fazer anúncios e parcerias com o seu blog, precisam ter fácil acesso a você e isso pode ser resolvido com uma página contando um pouco da sua história, quem você é, o que faz, entre outros dados que achar relevante e também uma página para um contato imidiato, é interessante também caso seu blog tenha uma quantidade significativa de acesso, term um Mídia-Kit(o currículo do seu blog).




4 – Links Quebrados



Principalmente se o seu blog é voltado para dicas e tutorias, nada mais frustrante do que buscar um conteúdo, chegar ao seu blog, encontrar um link e o mesmo não funciona. Claro que sites podem sair do ar mas certifique-se de que todos os endereços colocados em seu blog estejam corretos. Isto também pode prejudicar seu rankeamento  Como Encontrar Links Quebrados No Blog 


5 – “Abandonar” seu Blog



Umas das questões para manter seu blog, é publicar um conteúdo de qualidade e de forma regular, postar artigos de vez em quando faz com que os seus seguidores deixem de te acompanhar , você pode programar seus posts, postar no mínimo uma vez por semana. Se tem dias que você está inspirado e escreve vários artigos, lembresse que terá dias em que a inspiração nãe se fará presente, então programe seus posts, se você escreve muito, programe um por dia, se não, 2 por semana, ou 1 por semana, se em um único dia você fez 4 artigos, deixe programado para as semanas seguintes, assim sempre terá atualizações em seu blog. Jamais utilize conteúdo copiado de outros sites.




6 – Omitir sua opinião



Se você viu um vídeo ou noticia interessante relacionada ao seu nicho, poste o conteúdo e comente, deixe sua opinião. Não deixe de mencionar a fonte e o que achou daquilo tudo, com certeza essa atitude vai gerar boas discussões ao seu blog além de conhecer melhor o público que te acompanha.




7 – Não estar antenado as redes sociais



Mesmo que você não goste de se expor no Facebook , Twitter ou Google + , é quase impossível pensar em ter um blog e ignorar as redes. Facilita o contato entre você e seus leitores e também é uma forma de divulgar o seu trabalho. Não deixe de manter uma proximidade com as pessoas que gostam do seu trabalho e se identificam com o que você escreve e faz.




8 – Desistir em pouco tempo



Para ser um blogueiro profissional é preciso ter paixão pelo que faz e colocar sua personalidade em seu projeto, mesmo que o seu objetivo seja gerar renda, acredite, isso não vai acontecer em 15 dias e você vai encontrar diversos obstáculos no meio do caminho. Não desista logo no início, sempre reveja o conteúdo que está publicando, atualize seus artigos, otimize sempre eles e observe atentamente as possíveis queixas dos seus leitores, claro que não dá para agradar todo mundo, mas quem gosta realmente do seu trabalho pode te dar dicas valiosas para que você desenvolva um trabalho com cada vez mais qualidade.




9 – Copiar fórmulas de sucesso



Não é porque um determinado blog fez (ou faz) muito sucesso que se você copiar o sistema vai acontecer a mesma coisa. Seja original e crie sua própria identidade.



10 – Obrigar seus leitores a realizar ações




Se o seu blog tem um bom conteúdo, o sucesso virá naturalmente, com muito trabalho, mas virá. Por isso, não coloque caixas “pedindo curtidas no Facebook” ou algo semelhante para que um usuário leia um determinado conteúdo. Ao invés disso, coloque um espaço para que o leitor se cadastre caso ele sinta essa necessidade e possa receber um conteúdo exclusivo, por exemplo. Mas sem “obrigações”.





1 comentários: