Como proteger seu celular contra vírus


Com essas dicas seu aparelho não será mais atacado por pragas virtuais



 Assim como os computadores e notebooks, os smartphones também podem ser infectados por vírus. Ainda mais com essa infinidade de apps presentes nas lojas de aplicativos, acabar instalando um malware é muito fácil. Muitos desses programas maliciosos agem da mesma forma, tanto no seu computador quanto no celular, roubando dados de login e senha, dados bancários e pessoais, baixam e instalam aplicativos sem a sua autorização e ficam exibindo aquelas propagandas chatas. 

 Alguns até 'sequestram' seu aparelho, impedindo de acessar qualquer aplicação e só fazem a liberação após o pagamento, como é o caso do Ransonware. Mas você sabe quais as medidas que devemos tomar para que seu celular não seja vítima dessas pragas virtuais? Confira as dicas:



Android

Como o sistema operacional móvel da Google é o mais utilizado do mundo, estando ativo em mais de 81% dos aparelhos, ele também é o mais visado por hackers. Estima-se que mais de 80% dos vírus para sistemas móveis foram desenvolvidos para atacar o SO do robozinho verde. Com isso os usuários do Android tem que ficar espertos quanto a ataques digitais.



Identificando vírus no smartphone

Quando seu smartphone Android está infectado por vírus, ele se comporta de modo diferente, como instalação de aplicativos que você não autorizou, desconfiguração frequente, auto consumo de bateria, propagandas chatas, envio de mensagens automaticamente e lentidão excessiva.





Removendo os vírus

 Assim como o computador, o smartphone também precisa de antivírus. E muitas empresas de antivírus já estão desenvolvendo versões mobile para atender esse público cada vez mais crescente. Por isso, baixe um antivírus o quanto antes para seu aparelho (veja artigo Os 8 melhores antivírus para Android ) . Inicie o app e procure pela opção 'Vírus Scanner', e aguarde o antivírus fazer a varredura do seu telefone, se algum programa malicioso for encontrado clique em 'Resolve All' para que os mesmos sejam deletados.

 Se instalar o antivírus e fazer a varredura não resolveu seu problema, o jeito é partir para a formatação. Para restaurar as configurações de fábrica, acesse 'Configuração', vá até 'Fazer backup e redefinição'. Primeiro faça o backup dos seus dados, clicando em 'Fazer backup', para salvar seus dados, depois clique em 'Configuração original' para formatar seu celular.







IOS

IOS é o sistema operacional móvel dos celulares e tablets da norte-americana Apple. Como o IOS é de código fechado e não é tão utilizado como Android, pouquíssimos vírus foram projetados para afetar os iPhones. Mas isso não quer dizer que os donos de smartphones da empresa da maçã estão livres de pragas virtuais.





 Identificando os vírus no IOS

Assim como em smartphones com Android, os vírus fazem o iPhone apresentar comportamentos estranhos, como encerramento inesperado de algum app, falha na busca de redes WiFi e não salvar fotos na memória.




Removendo os vírus no IOS

Para remover os vírus você precisará instalar algum antivírus. Já existem algumas opções de antivírus na Apple Store. Faça o download do antivírus, abra o app, faça uma varredura dos arquivos e delete os arquivos maliciosos. Se você preferir, também dá para restaurar as configurações originais. Conecte o celular no computador via cabo USB. Abra o iTunes e aguarde o programa fazer um backup. Na barra de tarefas clique em 'iPhone', na tela seguinte clique em 'Restaurar iPhone' e confirme. Após a formatação, reconfigure seu telefone seguindo os passos na tela.



Windows Phone

 O Windows Phone é a plataforma móvel desenvolvida pela Microsoft. Diferente da versão para computador, o Windows Phone não é muito utilizado e até agora não foram identificados vírus para o SO. Mas por esse motivo não se deve descuidar da segurança. O único antivírus disponível para Windows Phone é o AVG. Se você tiver algum problema com o smartphone, poderá fazer o reset. Para restaurar seu celular vá em 'Configurações', 'Sobre' e em 'Restaurar seu telefone'. Confirme que deseja restaurar as configurações de fábrica e aguarde o processo.



Previna-se


Para proteger seu smartphone de futuras ameaças, sempre tenha um antivírus instalado e atualizado. Mantenho bluetooth desativado e só ligue quando for receber ou enviar algum arquivo. E nunca instale aplicativos de fonte desconhecida.

1 comentários: