Nofollow e Dofollow o que é, como e quando deve usar

Os links têm como objetivo organizar as páginas por “importância” ou seja, são utilizados por buscadores, como o Google, e quanto mais links de qualidade possuir seu blog ou site mais importante ele será aos olhos dos buscadores e também mais credibilidade.
Otimizar o blog/site

Esse conceito aplica-se tanto para links externos quanto internos, os links apontados para conteúdo interno também contribuem para melhorar o posicionamento do seu site ou blog. Para os links externos, cada um é colocado em uma escala de qualidade, por exemplo, se seu site tem um link da Samsung ou LG terá muito mais peso em comparação a ter um link de um site que não tem nem um mês de vida.
Entenda um pouco melhor sobre o que foi dito até aqui:

1 – A origem do link e seu grau de importância

O tempo de existência e principalmente o conteúdo de qualidade de um site/blog, confere maior autoridade, ou seja, mais credibilidade para os buscadores.

2 – Nicho compatível

Quanto mais o link é relacionado ao assunto do blog maior valor o mesmo terá perante o Google e demais buscadores.

3 – Palavras chaves ou âncoras

Procure identificar quais palavras definem melhor o seu blog ou site, se você tem um site sobre sapatos, bolsas e acessórios, por exemplo, talvez a palavra “Moda” o defina melhor, o Google entenderá que o site aparecerá em melhor posição quando o usuário procurar por essa palavra.


Resumo sobre Nofollow e Dofollow

Para melhor compreensão resume-se assim o Dofollow permite um link. já a função do Nofollow é bloquear. Porém não é necessário especificar um atributo dofollow para que o Google reconheça um link, independente, a indexação é feita naturalmente mas entenda porque é necessário utilizar o Nofollow.
- O nofollow é um atributo criado pelo Google (e também é utilizado pelo Bing e Yahoo), que tem como objetivo controlar o uso indevido para “alavancar” uma página e deve estar presente na estrutura do link, conforme exemplo:

O atributo é formado pela tag rel=”nofollow” e fica assim no código do site ou blog (caso não tenha conhecimentos para inserir o código, solicite auxílio de um profissional, como o Webmaster)
<a rel=”nofollow” title=”Moda” href=”seu site/blog” target=”blank”>Moda</a>
A ordem não importa tanto, desde que o atributo esteja dentro de <> conforme exemplo.
A falta do atributo, pode ter consequências como diminuição da ordem da página nos buscadores até extinção do site.

- Em caso de links pagos, o nofollow deve estar presente obrigatoriamente, já que o Google é contra a política de compra de links, se o atributo nofollow não estiver presente, os dois blogs podem ser penalizados.
- Uma maneira que funciona muito bem para conseguir links para o seu site é escrevendo guest posts (você escreve um artigo, e pede para publicar em um site do seu nicho que tenha visibilidade).

Como utilizar o Nofollow na prática
Obrigatoriamente você precisa acessar o código (HTML) do link, observe um exemplo com e sem Nofollow. Lembrando que se não tiver nenhum conhecimento é melhor contatar um profissional.
Link simples apontando para o site do Google <a href=http://www.google.com.br>Google</a> ao adicionar esse código a palavra Google se “transforma” em link externo.
Você também pode adicionar uma descrição para quando o usuário passar com o mouse sobre a palavra, assim:
<a href=”http://www.google.com.br” title=”Google – O melhor buscador de todos os tempos!”>Google</a>
Agora observe a diferença:
Nofollow - <a href=”http://www.google.com.br rel=”nofollow”>Google</a>
Sem Nofollow - <a href=”http://www.google.com.br”>Google</a>
Para quem é usuário do Blogger
Para quem utiliza a plataforma Blogger, essa alteração pode ser feita sem a necessidade de editar o código HTML, conforme imagem.

Primeiro selecione o link que deseja alterar




Em seguida abrirá uma janela com as configurações


Basta clicar em Adicionar Atributo “rell=nofollow” e clicar OK.

Espero ter tirado todas as suas dúvidas sobre o assunto!

0 comentários