Como aumentar as visitas do seu blog


O tráfego de visitantes é essencial para que o seu blog tenha sucesso. Para isso, é preciso ter o conhecimentos de algumas técnicas e procedimentos para otimizar estas visitas e atrair um público maior. Confira algumas dicas  sobre como aumentar as visitas do seu blog.


Como ter mais visitantes no site


 Visitas, Visualizações e Desempenho


Este é um item básico em qualquer blog. Há uma diferença grande entre visitas e visualizações: as visualizações são o número de vezes que uma página de seu blog foi vista; já o número de visitas pode se referir às diversas páginas que o visitante acessou em uma única passagem. Pela lógica, o número de visualizações costuma a ser duas, três, ou até cinco vezes maior que as visitas.

Utilize um recurso competente, que considere o número de visitas, o número de links de seu blog que cada visita acessa, o tempo que cada visitante permanece nele e muito mais. O Google Analytics  é a melhor opção grátis que conheço.

 Outra ferramenta que recomendo é o  Webmaster Tools do Google, depois de logar no site, cadastre seu blog em adicionar um site, atráves dele você pode verificar o desempenho do seu blog de diversas formas, tempo de carregamento atráves do Outros Recursos >>> PageSpeed Insights. Cadastrar o Sitemaps do seu blog e muito mais.

SEO


O termo SEO significa Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca,  não pode ser  ignorado por nenhum blogueiro. É uma série de técnicas e procedimentos para que o seu site ou blog fique ainda mais amigável e destacável aos robôs dos mecanismos de busca como Google, Bing, Ask, etc. Você pode usar um recurso de palavras-chave para descobrir quais são os termos mais significativos e usá-los em diversos lugares do seu site – desde em tags, categorias, imagens, código interno, etc. Pricipalmente  no título e dentro do conteúdo de artigos. 

Domínio Próprio


Um blog profissional ou que almeje destaque não pode deixar de considerar ter um domínio próprio. Ele faz toda a diferença, pois aumenta as visitas do seu blog, otimiza a busca e passa mais credibilidade aos visitantes e principalmente anunciantes, mas tem um pequeno detalhe, se seu blog já tem mais de 06 meses, tem pagerank acima de 0, antes de fazer essa mudança recomendo ler esse excelente artigo do Escola Dinheiro pois se você não fizer a troca corretamente , irá perder seu pagerank e seu rankeamento no Google, seria como começar do 0.

Layout do Blog


Prefira montar um layout exclusivo quando possível, dinâmico, com boa acessibilidade às diversas páginas do site e que tenha um design responsivo – que se adapte a todos os tipos de aparelhos – PC, smartphone, tablet, etc. É preciso ter cuidado na distribuição dos elementos do site, dando destaque ao título e logotipo, ajustando da melhor forma as imagens, gadgets e os demais recursos do site. Para isso, é preciso planejar o seu blog mesmo antes de colocá-lo no ar. E tenha muito cuidado ao comprar template pronto, vejo muitas meninas com blogs de moda / beleza por exemplo que têm blogs lindos, mas não são responsivos(veja se  seu blog  é responsivo aqui), existe excesso de imagens na página inicial, e mais alguns erros, então teste o template em diversas ferramentas de otimização para saber se está comprando algo que além de lindo vá te ajudar a ter mais visitas!

Redes Sociais


Aproveite o canal de divulgação gratuito das redes sociais e divulgue o seu blog. Faça a divulgação também em bookmarks, agregadores de links e agregadores de feeds. O foco deve ser a melhor pontuação de page rank de cada página de seu blog. Mas lembre-se de que o seu blog deve ser feito para pessoas, e não apenas para atingir números. Utilize as redes sociais para divulgar as suas ideias, seus artigos e se relacionar com o seu público. Responda a comentários, faça promoções quando puder, ouça sugestões, etc. Utilize links para as suas páginas, mas use-os com inteligência, sem que tenha que recorrer a spams.

Conteúdo de Primeira


Conteúdo é a alma do seu blog. Você pode ter o layout mais bonito e todos os recursos de planejamento e manutenção. Mas se não tiver um ótimo conteúdo, não tem nada. Primeiramente, o seu conteúdo precisa ser exclusivo, prefira sempre que possível assuntos ainda pouco divulgados, para que você se torne uma referência no seu segmento. O texto precisa ser muito bem escrito e estruturado, sem erros gramaticais. É preciso que tudo o que você divulgue seja verídico. Imagens e vídeos também são conteúdos e devem seguir o mesmo padrão de qualidade. E o principal, otimize o título de cada artigo e também trabalhe a palavra chave no artigo, isso é o mais importante.

Links Internos



Faça linkagens entre as diferentes páginas do seu blog. Por exemplo nesse artigo, você verá várias linkagens, ou seja links para outros artigos, claro que artigos que complemetem esse aqui. Isso valoriza o conteúdo e mantém o visitante mais tempo no seu site, também mostra ao Google o link para aquele outro artigo. Além de visitas, você tem que ter um bom número de permanência do visitante no seu site, o número máximo de rejeição do site deveria ficar em torno de 70%. Utilize tags, categorias e marcadores para melhorar a acessibilidade do seu site. Sugira outras leituras para o visitante, com assuntos relacionados.



 Links Externos


Eles são extremamente importantes pois melhoram seu posicionament no Google e consequentemente suas visitas. Algumas dicas para conseguir links externos.

 Cadastre seu blog em agregadores de conteúdo, recomendo o Dihitt, clique em  blogs e cadastrar  feed , e coloque o feed do seu blog. Mais algumas opções, são os Reddit e o Digg

 Tenha botões de compartilhamento em redes sociais no seu blog, quanto mais compartilhamentos conseguir melhor, principalmente no Google + , veja aqui como criar uma conta na rede social. Veja aqui como colocar botão de compartilhamento do Pinterest em todas as imagens do seu blog.

Comente em blogs, sites de relevância  do mesmo nicho que o seu blog. Lembrando que precisam ser comentários de qualidade, deixando o link do seu blog ou como open id, ou nome/url ou se tiver a opção site, estes são os lugares corretos, não deixe no fim do comentário.




Conheça seu público alvo

É muito importante que conheça seus visitantes, o que eles buscam, quais seus interesses e você consegue essas informações  de graça pelo Display Planner, uma ferramenta do Google Adwords , entenda nesse artigo como usar essa ferramenta de maneira eficiente!



Existem muitas formas de aumentar as visitas do seu blog, mas garanto que seguindo as dicas acima, você conseguirá vê uma diferença boa em suas visitas, não esqueça de deixar seu comentário que é muito importante!



3 comentários