Como melhorar sua posição / classificação no Alexa

O Alexa, para quem ainda desconhece, é um dos mais importantes rankings de posicionamento de sites da internet, muito popular nos Estados Unidos. O Alexa é também um desafio para quem está iniciando é quer visibilidade para o seu site.

Este ranking considera diversos fatores e procedimentos para destacar um site, e muito destes critérios são questionáveis pelos donos de sites e blogs, que consideram este ranking bastante tendencioso. O Alexa aponta os sites e blog mais relevantes da internet e é uma ótima vitrine para quem quer angariar novos visitantes.


Aumentar rank no Alexa


A sua posição no Alexa


Comece a sua busca conferindo qual a sua posição atual no Alexawww.alexa.com/siteinfo/SEUSITEAQUI.COM  

Se o seu site for recente, é possível que não apareça nos resultados. Mas você pode fazer um teste com outro site qualquer para conhecer melhor o Alexa.

Por que é importante utilizar o Alexa como referência?


Toda a forma de rankeamento e divulgação de seu site ou blog é válida, mesmo que haja críticas ferozes quanto aos critérios do Alexa. Mas este não é o único motivo para você se preocupar com a sua posição no site. Os principais buscadores – como o Google e o Yahoo – utilizam o Alexa como referência nos comparativos nas buscas. Você pode ganhar algumas posições nos mecanismos de busca se cadastrando no site.

Compare no site Alexa os números de visitantes dos principais sites cadastrados e verá que realmente faz toda a diferença se cadastrar.

Para se ter uma noção, os sites que lideram o ranking são o Google (obviamente por ser o mais acessado), Facebook, Baidu, Instagram e Youtube. Sites menores também podem apresentar ótimos rendimentos, o que é um motivo para se ter esperança e fazer o seu cadastro.

Como aparecer no ranking Alexa?


Inicialmente, é necessário que você cadastre o seu site ou blog no Alexa, confirmando que você é o proprietário da página. Para isso, você pode optar por inserir um arquivo disponibilizado no seu servidor ou ainda acrescentando códigos no HTML de seu site ou blog. Esta é uma forma do site conferir a procedência da sua página. Apesar de ser bem rápido de realizar, este procedimento tem a confirmação de 2 a 7 dias pelo Alexa.

Como melhorar o seu rank no Alexa?


Conforme o desempenho do seu site avança, melhora o seu posicionamento no Alexa. Mas você pode ainda realizar alguns procedimentos para alavancar a sua posição. É preciso melhorar, então, alguns critérios considerados pelo Alexa, como por exemplo:

·         Instale hoje mesmo a extensão do Alexa para Firefox, Google Chrome ou Internet Explorer.


·         Melhore o número de visitantes por dia – crie um planejamento para alavancar o número de visitas em pouco tempo.


·         Relacione-se com outros sites para que haja mais links apontando para as suas páginas.


·         Otimize o Page Rank no Google.

·         Utilize no seu site o gadget do Alexa, que mostra a sua classificação em tempo real.

·         Tenha um conteúdo original e de qualidade.

·         Tenha postagens e atualizações frequentes.

·         Incentive o uso da extensão Alexa aos seus amigos e conhecidos – apenas os usuários deste ranking são considerados como visitantes na contagem para o ranking.


Lembre-se de que estas ações só funcionam se você já fez o cadastro no site do Alexa. Se o seu site segue um nicho que abranja o posicionamento em rankings, otimização e desenvolvimento de sites e assuntos correlatos, não custa escrever um artigo sobre o Alexa, informando a sua experiência e linkando o site. alguns especialistas garantem que esta é uma ação bastante relevante.

0 comentários