Como criar um mídia kit e qual a importância para o blog ou site


                Para que seu blog consiga patrocinadores, é interessante ter um mídia kit (currículo) neste artigo você vai aprender o que é e como cria um mídia kit.

               
O que é um midia kit


 O que é mídia kit?

           
     Neste post você vai aprendar o que é um mídia kit e como criar / montar seu mídia kit, então vamos direto ao assunto.
 Mídia kit é um conteúdo criado normalmente pelo próprio administrador do blog ou site, ou podendo ser contratado alguém para que possa fazer, contendo todas as informações que o anunciante gostará de saber, ou seja, o objetivo deste arquivo é informar detalhes sobre sua página ao possível interessado em inserir publicidades.
                Todas as características relevantes irão tornar-se um método de atrair as empresas para entrar em contato e anunciar na página, contratando um espaço publicitário de acordo com o preço que, muitas vezes, também já estará indicado no mídia kit.

Qual a importância do mídia kit?

               
   A principal importância do mídia kit é conseguir rentabilidade com seu site, ou seja, por meio do arquivo é possível demonstrar às empresas que desejam anunciar em sua página qual a capacidade de atrair clientes e quais os possíveis resultados que elas poderão obter, influenciando-as à pagar a mensalidade, determinada pelo próprio administrador, criando lucro para o responsável.

                Aqueles que desejam monetizar seus sites devem, essencialmente, montar um mídia kit com todas as informações relevantes de seu blog ou site, ressaltando todos os pontos positivos da página que possam atrair um futuro anunciante.



Como criar seu mídia kit?

           


Boo-box fez um vídeo muito legal ensinando como montar seu mídia kit







  A criação do mídia kit normalmente é feita em softwares gráficos, como Photoshop, Illustrator, entre outros, além de programas básicos como o Power Point, por exemplo, variando de acordo com a experiência do administrador que irá criá-lo, normalmente salvando, depois de pronto, em PDF para visualização em quaisquer computadores ou dispositivos.
Veja: Os melhores sites para criar infográficos grátis





1. Criar um mídia kit que possua identificação com seu blog Escolher as fontes e cores corretas é essencial para caracterizar o arquivo como uma extensão de sua página, mantendo a clareza das informações, facilidade na leitura e promovendo um texto agradável, interagindo por meio de imagens, demonstrativos e gráficos.




2. Defina posicionamento – É necessário abordar o posicionamento de seu blog ou site, ou seja, criar um pequeno texto explicando o que é sua página, quais os conteúdos que são inseridos nela e quais são os objetivos que desejam ser atingidos com o cultivo periódico do site.




3. Indique o público-alvo As empresas possuem um público-alvo, assim é necessário identificar qual o perfil de leitores que acessam a página, assim como idade, sexo, hábitos, dentre outros, pensando na maioria de acessos recebidos.




4. Insira dados comprobatórios A comprovação da capacidade de seu blog ou site de possuir um espaço publicitário e receber anunciantes será exibida por meio das estatísticas, inserindo: números de visitantes, taxa de rejeição, tempo de permanência, visitantes únicos, dentre outros. Estes dados podem ser encontrados em sites específicos para controle de acessos de sua página assim como o Google Analytics.




5. Sua página em outros meios – Mídias sociais nas quais o blog ou site está presente e, caso haja, nomes de revistas, publicações e sites que já abordaram ou divulgaram sua página devem ser inseridos em seu mídia kit para que os possíveis anunciantes observem a popularidade do mesmo.




6. Espaços e preços É necessário definir quais serão os espaços publicitários destinados aos anunciantes, ou seja, a localização das propagandas com seus respectivos preços. Normalmente os locais de maior destaque do blog ou site, assim como topo, são os que apresentam maior valor, estipulando uma média justa de acordo com a popularidade e número de visitas de sua página para tornar a contratação do espaço interessante para o anunciante. Além de espaços na própria página, é possível que empresas patrocinem postagens, promovam sorteios, entre outros conteúdos que divulguem o nome da marca cedente.





2 comentários