O que é e mail marketing?

Vamos soltar durante esse mês diversos posts relacionados ao e mail marketing, espero poder ajudar a sanar algumas de suas dúvidas.

Não é novidade o quanto o mundo está conectado pela internet, o que favorece a velocidade na troca de contatos e informações. Dentro deste contexto, o e mail é uma das ferramentas mais utilizadas para a comunicação online. Assim sendo, você sabia que ele pode servir para conquistar clientes, divulgar o seu trabalho e fazer dinheiro? Leia mais sobre este assunto a seguir e saiba o que é e como funciona o e mail marketing.



Algumas informações iniciais


e mail marketing


Basicamente, o e mail marketing é uma forma de você alcançar todos os seus contatos com conteúdos e informações relevantes, além de adquirir novos contatos e ampliar seus negócios na internet. Para que isto funcione, a primeira coisa que você deve fazer é criar uma lista com todos os endereços de clientes e do público em geral que quiser atingir.

Uma vez que você tem todos os contatos desejados, é importante pensar em como a suas informações e mensagens as atingirão. Para isto, há alguns programas específicos tanto sem custos como pagos, que enviam automaticamente seus e mails para a lista de endereços que você tem. Bons exemplos são o Mailchimp e o Aweber, mas basta dar uma pesquisada para encontrar outras alternativas interessantes.



O conteúdo de e mail marketing



Esta é uma parte de grande importância na hora de criar os seus e mails, de forma que com o conteúdo que você escreve é possível divulgar seus produtos e serviços e conquistar novos clientes. Não existe um formato específico para o e mail marketing, mas concentre-se em ter uma marca pessoal na hora de escrever suas mensagens, como um logo.

Quanto ao conteúdo, invista em escrever as novidades de seu blog,produto, loja... Enviar promoções com conteúdos e descontos para seus produtos e serviços e divulgar o seu trabalho de forma geral. Uma boa forma de atrair pessoas para o seu e mail marketing é proporcionar itens gratuitos em seu site mediante o cadastro de e mails. Isto vai gerar mais contatos para você e criar uma relação de confiança com as pessoas.



Mais dicas e informações úteis



Um dos principais objetivos do e mail marketing é despertar o interesse em seus clientes, por isto seja criativo em tudo o que for escrever e enviar. Procure interagir da forma mais pessoal possível, além de personalizar os seus textos e informações para ter a cara de seu público. Se estiver pensando em atingir uma clientela segmentada, pesquise e descubra quais os principais interesses destas pessoas, para que seja possível escrever coisas mais efetivas.


Pode não parecer, mas se seguir estas dicas e utilizar o seu e mail marketing de forma correta será possível alcançar um sucesso cada vez maior. Muitos blogueiros e pessoas que trabalham  como autônomos contam com este recurso como um dos maiores aliados, e por meio dele conseguem ampliar seu sucesso e conquistar uma gama fiel de clientes.


Agora é com você



Comece a planejar o seu e mail marketing com calma e de forma efetiva. Se tiver qualquer dúvida procure ler mais sobre o assunto e contar com os softwares certos de distribuição e de formatação de e mails. Certamente você vai se surpreender positivamente com os resultados e terá bastante sucesso pela frente. Mãos a obra e boa sorte.

2 comentários