Aprenda como fazer um banner online, fácil e de graça


Administrar redes sociais é algo essencial para qualquer tipo de marketing, seja pessoal ou de negócios. Facebook, Twitter, Instagram ou Youtube, por exemplo, ou quaisquer outras mídias que são bem apresentáveis, com imagens bacanas e que tenham a ver com a personalidade do serviço ou informação oferecidos, conseguem mais visibilidade e sucesso. Não deixe de conferir esse outro artigo e vê o vídeo no post: Resenha de como usar o Canva


Fazer banner de graça, online e fácil


Por isso a necessidade de criar banners para essas páginas. Mas como fazer isso sem ter que contratar um designer especializado? Bom, se você está aqui é por que quer aprender uma dica incrível. Utilizando o Canva você pode fazer seu próprio banner para o Facebook, Youtube, Twitter, Instagram, Blog, Site, Email Marketing e o que mais precisar!.

Crie seu banner para sua página ou canal:


Vamos utilizar o site de edição Canva para criar o banner. Ele oferece ferramentas incríveis para criação de peças publicitárias para utilizar em inúmeros locais, incluindo redes sociais. Nele você encontra diversos layouts gratuitos (alguns recursos são pagos) e uma interface muito simples de manipular. Só se lembre de fazer o cadastro antes.


Você deve escolher qual é o estilo de banner que quer. Ou seja, para qual finalidade ele será utilizado – qual rede social?

Assim que você escolher, será direcionado para a página de criação de banner e verá que há uma tela em branco com medidas proporcionais para cada rede social – pois cada uma pede um padrão diferente. O tamanho que o Canva dispõe de forma gratuita para seus usuários é o que já estará pronto para edição, no entanto, se quiser criar do zero, é só clicar depois de logado em usar dimensões personalizadas(  e colocar as medidas que deseja .

Para te mostrar como é fácil criar um banner pelo Canva, escolhemos um banner para Youtube. Desta forma, você tem um layout primeiramente:


No lado esquerdo você vai ver que tem diversas imagens disponíveis gratuitamente. Escolha aquela que seja ideal para seu tipo de negócio, caso você deseje um layout que esteja pronto. Se sim, é só arrastar a que você deseja com o mouse para dentro da tela em branco ou clicar nela. A imagem preencherá o espaço.



Agora, se você quiser inserir uma imagem própria (uma foto, um banner que queira incluir informações, um plano de fundo, etc) é possível também! Nesse caso você deve clicar na sessão “Uploads” que fica do lado esquerdo do editor. Aí é só incluir a imagem que desejar – dá até para você criar seu próprio banco de imagens para trabalhos futuros com as fotos de seu computador ou com as que você tem no Facebook.




Neste tutorial vamos utilizar um layout pronto mesmo e fazer algumas edições para você ver como é fácil e rápido. Escolhemos uma imagem hipotética.

Você pode editar a imagem escolhida de diferentes formas utilizando as ferramentas do Canva. Por exemplo, pode aplicar filtros diversos para modificar a tonalidade e estilo da foto – clique nela para aparecer as opções de edição.





Cortar a imagem e reposicioná-la da forma que desejar:




Inverter a imagem horizontalmente ou verticalmente:



Criar um espaçamento entre as bordas e a imagem:


Já com a parte escrita, você pode editar de muitas formas também. Basta clicar na palavra em questão que surgirá o cabeçalho de edição. Dá para alterar o estilo e tamanho da fonte, alterar a cor, colocar negrito e itálico, centralizar o texto ou deixá-lo à direita/esquerda, colocar todas maiúsculas ou minúsculas e até colocar bullet points.


Caso você não queira fazer nenhuma outra edição, seu banner estará finalizado. É agora que você precisará salvá-lo no seu computador ou compartilhá-lo via Twitter, Facebook ou por e-mail. Clicando em “Compartilhar” no cabeçalho você verá essas opções:


Se quiser “Baixar”, também no cabeçalho, você verá a opção de fazer o download imediatamente, do jeitinho que está. Ele dá a opção de baixar com o background (fundo) transparente para quem tem a conta premium – o programa dá 30 dias grátis para testar essas e outras ferramentas, mas com as ferramentas gratuitas você consegue fazer infinitas artes para seu canal, blog ou negócio. Você pode baixar em JPG, PNG E PDF.



E ESTÁ PRONTO! Agora é só usar o seu banner em suas redes sociais para deixá-la ainda mais personalizada e consolidada frente a seus clientes, leitores e concorrentes. Esperamos ter ajudado você, qualquer dúvida, é só deixar um comentário.
Universo das Dicas - Anna Vlis

0 comentários