Como criar um logotipo online para sua empresa


Se você tem uma empresa online e quer reforçar a personalidade dela, está na hora de criar um logotipo. Esse tipo de imagem é essencial para qualquer marca que queira ser reconhecida no mercado, tanto pelos clientes, quanto pelos concorrentes e possíveis parceiros.

Na criação do seu negócio tudo tem que ser bem pensado e a identidade visual não pode ficar de fora de seu checklist.
Então se você quer saber como criar um logo utilizando a própria internet para isso e sem contratar ninguém, acompanhe o post, pois vamos te ensinar! Confira.

logotipo


Confira como fazer o logotipo da sua empresa:

Vamos utilizar o site de edição Canva para criar o logo, existem diversos sites de criação de logotipo online caso queira conhecer outros. Bom voltando pro Canva ele oferece a maioria de suas ferramentas gratuitamente, além de layouts. Antes, você só precisa se cadastrar nele (confira tudo que dá para fazer no Canva) e selecionar que quer fazer uma edição de Logotipo na sessão “Recursos”, no cabeçalho do site.

Você será direcionado para a página de criação de logotipo, e verá que há um quadrado em branco com medidas de 500 x 500. Este é o tamanho que o Canva disponibiliza gratuitamente. No entanto, essa medida é muito boa para criação de logotipo.



No lado esquerdo você vai ver que tem uma porção de imagens disponíveis gratuitamente. Escolha a que mais tenha a ver com o seu tipo de negócio, caso queira um layout já pronto. Se sim, é só arrastar qual você deseja com o mouse para dentro do quadrado branco.


Arrastando, a imagem vai se adequar ao tamanho do quadrado e ficará desta forma:


Agora, se você quiser inserir uma imagem própria (uma foto, um logo antigo para editar, um plano de fundo, etc) é possível também! Nesse caso você deve clicar na sessão “Uploads” que fica do lado esquerdo do editor. Aí é só incluir a imagem que desejar – dá até para você criar seu próprio banco de imagens para trabalhos futuros com as fotos de seu computador ou com as que você tem no Facebook.


Bom, mas para te ensinar, vamos utilizar um layout pronto mesmo e fazer algumas edições para você ver como é fácil e rápido. Pegamos um logo que seria perfeito para uma cafeteria – claro que não há “cafeterias online”, mas transfira o conhecimento para a sua empresa na internet.
Primeiro, você deve editar colocando o nome de seu empreendimento. Para fazer isso é fácil, basta clicar em cima da palavra já escrita e colocar o nome de sua empresa!



Depois, se você quiser modificar algo na imagem, as figuras que compõem ela, a cor da fonte, fundo, etc, você deve clicar em cima de onde quer editar e fazer a alteração de cor, de tamanho da fonte, tamanho das imagens, entre outros.



Bom, essa imagem poderia estar pronta, mas vamos supor que você queira colocar um plano de fundo nela. O Canva também disponibiliza dezenas de imagens para esse fim. Do lado esquerdo há um ícone chamado “Fundo”, clique nele e veja a quantidade de planos grátis para você usar. Escolha um que combine com o seu logotipo ou com a cartela de cores da sua marca.



É só clicar na escolhida e arrastá-la para o logo (ela vai ficar atrás da imagem principal automaticamente). Se caso o fundo escolhido não fique legal, é só escolher outro excluindo a imagem de fundo e clicando na nova ou puxar o fundo escolhido para a imagem novamente. Se já gostou de todas as modificações, está pronto!



Se você não quiser mais fazer nenhuma outra edição, seu logotipo está finalizado. É agora que você precisará salvá-lo no seu computador ou compartilhá-lo via Twitter, Facebook ou por e-mail. Clicando em “Compartilhar” no cabeçalho você verá essas opções:



E clicando em “Baixar”, também no cabeçalho, você verá a opção de fazer o download imediatamente, do jeitinho que está ou com o background (fundo) transparente. Dá para baixar em JPG, PNG E PDF.


PRONTO! Agora é só usar o seu logo em suas redes sociais, divulgação em sites, criação de peças publicitárias, cartões personalizados, etc, e deixar sua marca no mercado online! Esperamos ter ajudado você, qualquer dúvida, é só deixar um comentário.
Universo das Dicas - Anna Vlis

0 comentários