Como criar capa miniatura para vídeos




Quer atrair mais visualizações para os seus vídeos? Crie uma miniatura interessante e que chame atenção das pessoas. A miniatura do vídeo é um importante atrativo para quem deseja conseguir mais visualizações, pois é a primeira oportunidade de despertar o interesse de um usuário.


Para quem não sabe, a miniatura é como se fosse a “capa” de um vídeo. Ela pode ser feita com uma das imagens capturadas em seu vídeo ou com alguma personalizada. E é sobre esta última que falaremos neste post.


Sempre que você envia um vídeo para o Youtube, automaticamente, ele opta por um frame, que será a miniatura. A desvantagem é que às vezes esta não é a imagem que preferimos que estivesse ali. Porém, isso é muito fácil de ser resolvido.


Confira abaixo o nosso passo a passo e dê um up em seus vídeos:


1 - O primeiro passo é confirmar a sua conta registrada no Google. Em seguida, você vai precisar de um editor de imagens de sua escolha, pode ser o Photoshop, o Paintshop , Photoscape, pode fazer no Canva também ou qualquer outro.
2 - Você também consegue baixar uma fonte personalizada para incrementar a sua imagem, mas isso não é obrigatório. Se quiser uma, entre em algum site que disponibilize, o site dafont é muito conhecido por conceder várias gratuitamente. Assim que você baixar a fonte, ela estará disponível no programa de edição de imagens.


3 - Escolha a sua imagem favorita. Lembre-se que ela deve estar relacionada com o assunto ou produto que você vai abordar na gravação. Alguns youtubers captam um print screen de alguma cena, fazem uma personalização e a usam como miniatura.


4 - Caso você não tenha ideia de qual figura escolher, entre aqui e confira alguns sites de imagens gratuitas e pesquise imagens relacionadas ao tema que você vai falar no vídeo. Por exemplo, se você for falar sobre como manter uma alimentação saudável, pesquise como “saúde”, “nutrição” ou “qualidade de vida”. Com certeza você vai achar algo relacionado ao assunto.
5 - No editor de imagens, você vai criar um arquivo que deverá ter 1280 x 720 pixels. Caso a imagem que você escolheu não tenha essas medidas, é possível redimensioná-la no tamanho correto. Evite imagens que estejam borradas ou distorcidas, isso faz com que o seu vídeo não fique atrativo


6 - Depois disso, escreva um texto que seja cativante e que destaque o seu vídeo. Muitos youtubers optam por colocar o título do vídeo escrito na imagem, ou uma redução dele. Por exemplo, o título é: Aprenda a ter uma alimentação saudável em 5 passos. Você poderá escrever em sua miniatura: “5 passos para comer bem” ou “Como ter uma alimentação saudável? ”.


7 - É importante lembrar que as miniaturas são mostradas em qualquer dispositivo e é readequada para diferentes tamanhos. Por este motivo, evite letras muito pequenas. Prefira fontes grandes e que sejam fáceis de ler. Tome cuidado também com os erros de português (ou inglês/espanhol se for o caso).


8 - Outro ponto importante é não transmitir informações falsas ou fazer uma propaganda enganosa para o visitante, pois até pode acontecer de, no primeiro momento, conseguir muitos cliques, mas quando o usuário descobrir que se trata de uma mentira, ele vai desistir do seu canal e nem sequer vai se inscrever nele.


Bom, depois de criar sua miniatura, você deve coloca-la em seu vídeo:
  • Entre em sua conta do Youtube.
  • Clique em Menu e depois em Meu Canal.
  • Na guia vídeo, escolha qual vídeo que terá a miniatura personalizada.
  • Abaixo da janela de reprodução, clique em “Informações e Configurações”.
  • Acesse o link “Miniatura personalizada” e escolha uma imagem do seu computador.


É importante saber que os formatos compatíveis são: .jpg, cmp, .png e .gif. O tamanho máximo de cada uma é 2 Mb e a proporção deve ser de 16:9.
Fácil, não é mesmo? Espero que tenha gostado das dicas que mostramos por aqui. Algumas imagens conseguem expressar bem o conteúdo do vídeo. Imagens profundas e com contraste, por exemplo, são excelentes para a miniatura.


Uma dica valiosa é mostrar a imagem que você criou para alguns amigos e perguntar se eles clicariam no vídeo em questão. Esse é um bom termômetro para descobrir se você está no caminho certo. Até mais!


Universo das Dicas - Anna Vlis

0 comentários