Como fazer roteiro para seus vídeos


Você quer melhorar a qualidade dos seus vídeos? A criação do roteiro, com certeza, ajudará a deixá-lo mais atrativo, prendendo a atenção do seu seguidor. Mesmo que você seja uma pessoa desinibida frente às câmeras, o roteiro vai lhe ajudar a economizar tempo. Isso mesmo! Escrever tudo o que você fará no vídeo, fará com que você evite inúmeras repetições, tenha falta de foco no assunto ou esqueça de falar algo importante.

dicas para melhorar canal youtube


Basicamente, o roteiro te dará segurança durante o processo de criação de vídeos. Claro que o objetivo aqui não é criar algo voltado para o cinema ou TV. Afinal, uma produção de vídeos para o Youtube ou outro site de compartilhamento é mais simples, mas em contrapartida, não quer dizer que você precise fazer de qualquer jeito. 

Se você se dedicar, se planejar e executar tudo com calma, o seu espectador perceberá que você se preocupou em fazer um trabalho de qualidade. Pense nisso! Então confira a seguir dicas importantes de como criar roteiro para seus vídeos. Não deixe de conferir todas as dicas que demos relacionadas ao Youtube!

Passo a passo de seu roteiro


Basicamente, o roteiro é dividido em cenas e cada uma delas deve conter tudo o que será feito, o figurino, o cenário, o conteúdo, como será a iluminação, se será em ambiente fechado ou em local externo, enfim, tudo o que acontecerá na gravação. Caso você filme seus vídeos sozinho, você também deve se atentar ao posicionamento da câmera também.

O primeiro passo para criar o roteiro é entender a ideia que você vai passar. É preciso pensar se o seu vídeo irá tratar de um tema muito procurado pelos seus seguidores, de algo que surgiu em sua mente ou que esteja ligado a alguma palavra-chave que é bem buscada nos últimos tempos. 

Outra dica é falar sobre um conteúdo que você tenha domínio. Lembre-se que o seu seguidor percebe quando você está falando de forma superficial e não tem conhecimento sobre aquilo. Isso, inclusive, pode refletir na credibilidade de seu canal.


  • Reflita sobre qual é o seu objetivo principal.
  • Identifique se você é alguém objetivo ou que fala bastante, isso vai ajudar a escolher o tipo de roteiro.
  • Você pode optar por roteiro completo, contendo tudo exatamente que você vai falar ou simplesmente por tópicos, que lembrarão os assuntos que você deve mencionar.
  • Pesquise muito sobre o assunto que você vai comentar.
  • Indique coisas importantes que você vai precisar fazer antes, durante e depois da edição, essas ações te ajudarão a não esquecer de nada importante.
  • Caso você tenha escrito a fala por completo, repita tudo em voz alta e veja se o texto possui movimento ou se parece algo mecânico.
  • Mostre a sua personalidade, seja sincero, sem tentar mostrar algo que não é;
  • Caso você precise mostrar algo, ao invés de falar, não tem problema nenhum. Até é interessante fazer a demonstração, pois deixa o vídeo mais dinâmico e pode ser mais esclarecedor.
  • Revise tudo o que planejou e tire aquilo que for desnecessário.
  • Além disso, é super relevante aproveitar os trinta segundos iniciais do seu vídeo para apresentar o problema que você está querendo solucionar, isso ajudará a chamar atenção para o que você vai mostrar e fazer com que a pessoa assista o seu vídeo até o final.


Mais dicas importantes:


Conheça o seu público-alvo e identifique quais são as suas necessidades, fale diretamente com eles. Algumas palavras como “você”, “seu” ou “sua” criam um vínculo com o ouvinte.

Ah! Para descobrir o que o seu público está buscando, você pode utilizar algumas ferramentas, como o Google Keyword Planner. Assim, ficará mais fácil abordar um assunto que é de interesse do seu público.

Você já ouviu falar em storytelling? Esta é uma técnica fantástica para chamar a atenção, pois consiste em contar histórias e prender a atenção do seu público. Especialistas confirmam que os ouvintes podem dar credibilidade ao que você está dizendo e até se identificar com o relato, por já ter vivenciado aquilo, por exemplo.

Lembre-se de falar em um tom de voz adequado e de forma equilibrada, evitando ser rápido ou devagar demais. Para finalizar, use a técnica call-to-action, que consiste em chamar a pessoa para a ação. Convide seu público a curtir o vídeo ou se inscrever no canal, por exemplo. 

Gostou das dicas que mostramos nesse post? Utilize todas as técnicas mostradas aqui e você verá que os seus vídeos ficarão muito mais fáceis de serem gravados! 



Universo das Dicas - Anna Vlis

0 comentários