Como fazer um logotipo marcante


Muitas pessoas questionam como é possível fazer um logotipo marcante, que impressione as pessoas. Fazer um logo chamativo é algo que requer inovação e conhecimento na área de design. Todos os elementos que compõem o logo são muito bem pensados e podem fazer a diferença no processo de divulgação.
O logotipo é a representação da marca através de uma imagem. Elaborar algo criativo e original pode ser trabalhoso, porém é recompensador quando sua empresa atinge esse nível, sendo facilmente identificada pelos clientes.



Você já pensou como algumas empresas conseguiram transmitir toda uma ideia por meio do logo? Símbolos da Coca-Cola, do McDonalds e da Nike são alguns exemplos de sucesso. Lembre-se que o logo traz credibilidade para a sua empresa.
Especialistas confirmam que a primeira impressão dos clientes ao ver a figura será que seu negócio é sério e confiável.

Acha que é algo difícil? A gente pensou em diversas dicas e vamos te mostrar aqui como fazer um logotipo marcante, vamos lá?

Existem três tipos de logo:

  • Os que são criados pensando na tipografia, ou seja, relacionados ao nome da empresa. Por exemplo: Microsoft, Avon, Coca-cola.

  • Outros são elaborados em forma de símbolo, o que demanda recursos para divulgar e fazer com que as pessoas associem a imagem com a marca. Exemplo: Puma, Adidas, Carrefour.Por fim, as imagens que são relacionadas ao tipo de trabalho


  •  que a empresa faz. Você pode reparar que no caso da empresa Coral, no logo, dá pra perceber um desenho de um homem pintando várias cores. Tudo isso foi muito bem pensando, para que os clientes relacionem a imagem com o serviço da empresa (venda de tintas).


Para começar você deve pensar: qual é a história do meu negócio? No que os fundadores acreditam? Quais os objetivos das pessoas que trabalham lá?

Depois de pensar nisso, o segundo passo é fazer uma observação no mercado e ver quais são os logotipos dos seus concorrentes. Verifique pontos positivos, negativos e reflita quais são as convicções e o estilo do seu empreendimento.

O terceiro passo é identificar o seu público-alvo e suas características. São jovens? Qual a idade do seu público? Qual o estilo de vida? Quanto mais elementos você pontuar, melhor!

Faça testes com a imagem, vendo como ela fica em diversos tamanhos: grande, médio ou pequeno e veja qual desses fica melhor. Mesmo que o elabore colorido, você precisa ver se o logo fica bom em preto e branco, pois pode ser que no futuro seja necessário utilizá-lo assim.

É importante lembrar que a imagem deve ser fácil de memorizar, não escolha algo complexo demais ou difícil de reconhecer. Para isso, faça muitos rascunhos e expresse diversas ideias de como você imagina que será a figura. Além disso, não descarte nenhum deles, afinal podem aparecer novos desenhos com base no que você criou de início.

Simplicidade é tudo! Opte por desenhos descomplicados, esses são mais fáceis de serem lembrado pelas pessoas.

No caso das cores, veja o que cada uma representa e pode agregar a sua marca. Você também pode ser inovador e escolher uma cor diferente, ou seja, que ninguém da sua área utilize. Isso vai dar destaque para a ilustração, pense nisso!





Colocar muitas cores ou imagens pode atrapalhar e deixar o desenho muito poluído, por isso evite o excesso. Escolha apenas algumas opções.

Alguns programas, como: Illustrator, Photoshop e Corel Draw são bons e podem te ajudar na elaboração.

Já ouviu falar em espaço negativo? Esse é aquele lugar vazio que poderia ter alguma outra informação sobre a empresa, mas geralmente não utilizamos. A Fedex usou muito bem esse recurso, colocando uma seta entre o E e o X da palavra.

Já tem a ideia pronta? Mostre o que você fez para os amigos, familiares e ouça o que eles falam para você.
Registrar o logo da marca também é essencial, pois evita que outras empresas utilize a mesma imagem.

Caso queira, contrate um profissional para te dar algumas orientações e salvar a figura em formatos que mantenham a qualidade do desenho.


Comente no post o que achou dessas dicas, esperamos que elas tenham te inspirado na criação do logo! Até mais!
Universo das Dicas - Anna Vlis

0 comentários