Como Usar Email Marketing de graça?


Se você está por dentro das boas práticas do marketing digital, já deve ter ouvido falar que o e-mail marketing não é mais relevante. Contudo, todos os dias, várias empresas se dedicam a criar uma estratégia relevante para se comunicar com seus clientes – já cativos e futuros - diretamente pela caixa de entrada. Isso é somente uma das provas de que o e-mail marketing ainda continua firme e forte.

Além de ser uma excelente prática para manter um diálogo com seu público, o e-mail marketing facilita a divulgação de promoções, novidades e avisos. É por isso que o investimento nessa ferramenta pode transformar muito os seus resultados.

Email marketing grátis


E como sempre buscamos soluções práticas e gratuitas para vocês, hoje trouxemos um tutorial sobre como criar e usar e-mail marketing de graça. Nós vamos utilizar o site Benchmark , que é muito fácil, em português e com boas ferramentas. Confira:

1-Primeiro, você deve criar uma conta no Benchmark e utilizar o plano gratuito.
Depois, para começar a criar sua primeira campanha de e-mail marketing, você deve clicar no botão verde “Criar E-mail” e selecionar o tipo de e-mail que você deseja: padrão, RSS ou automação. Para esse exemplo, vamos usar o e-mail padrão.

2-Agora você vai “desenhar” a sua peça de marketing com um dos editores do portal. São variadas opções para você escolher. Opte por aquela que se adapte as suas necessidades. O mais popular é o de Arrastar & Soltar, use essa opção para essa primeira vez.

3-Preencha todos os campos solicitados, como assunto, nome do e-mail, remetente, e-mail do remetente, e-mail de resposta, e outros detalhes que sejam necessários. É importante que você não tenha pressa. É preciso ter certeza de que escreveu tudo certo e que seu assunto em específico seja engajador e interessante. Você deve chamar a atenção de seus clientes.

3-Clique em “Versão Webpage”. Isso vai garantir que seu conteúdo poderá ser sempre visto como planejado. Além disso, essa opção providencia um link que você poderá compartilhar e continuar divulgando.

4-Em “Pré-Visualização do Texto” você deve escrever um pequeno texto com a finalidade de reforçar o “assunto”. Isso é muito importante e deve ser muito atrativo.

5- Se você quiser compartilhar seu e-mail marketing em suas redes sociais principais, clique nas opções “envie para o Twitter” e “Integre com o Facebook”. O link para webpage será postado automaticamente quando você enviar.

6-Usa o Google Analytics? Você também pode enviar um código para monitoramento da URL do e-mail marketing. Depois disso, clique em “Salvar e Próximo”.

7-Escolha uma ou mais listas de contatos que receberão o seu conteúdo. Caso você não tenha importado (em Excel) ou inserido uma lista ainda, você pode fazer isso facilmente: clique em “Criar Nova Lista” e dê um nome a ela – veja mais abaixo como inserir contatos nesta lista.

8-Assim que escolher a lista de contatos para enviar o e-mail mkt, clique em “salvar & próximo”. No próximo passo, haverá três opções: modelos, templates e e-mails anteriores. Para este exemplo, clique em templates e escolha um com o estilo de sua empresa.

9-O que você precisa fazer agora é substituir o conteúdo desse template pronto pelo de seu e-mail marketing. À esquerda do template estão os blocos de conteúdo, são muitas opções para você deixar o seu e-mail muito atraente e moderno. É só clicar e arrastar esses blocos para dentro da imagem.

10-Para editar qualquer texto dentro do template, é só clicar para alterar e colocar o que quiser. Você pode estilizar a cor do texto, a fonte e o tamanho ao utilizar a caixa de ferramentas do topo.

11-Você também pode adicionar saudações aos seus e-mails, links para questionários que tenha criado e muitas outras opções. Vale lembrar que todas as sessões do template podem ser retiradas do lugar apenas ao arrastá-las.

12- Quando tiver terminado, clique em “visualizar” para ter uma prévia de como ficará o resultado final para os destinatários. É possível ver o layout para desktop e para dispositivos móveis. Clique em “salvar e próximo”.

13- No próximo passo você vai enviar o seu e-mail. Caso não tenha nenhuma mudança a fazer é só pular essa sessão e seguir adiante. Você pode salvar o e-mail como rascunho, enviar imediatamente ou agendar o envio.

14- Há outras coisas legais que você também pode fazer antes do e-mail marketing ser enviado. Como por exemplo: editar ou mudar a linha de assunto; mensurar o nível de “satisfação” de dois assuntos diferentes (para você escolher o melhor); e optar por adicionar seu e-mail marketing recém-criado à comunidade da Benchmark e ao seu arquivo de newsletter, que permite que seu conteúdo seja pesquisado na internet também.

15- Nesse caso, salve como rascunho (ele estará salvo no campo “e-mails”, situado na barra de navegação), mas quando já tiver sua lista de contatos completa, pode enviar e testar!

Como importar lista de contatos:

Ainda não tem uma lista de contatos cadastrada no Benchmark? Para criar uma é muito fácil, veja o passo a passo:

1-Clique no botão “Criar Nova Lista” e dê a ela um nome. Este nome inicial só ficará disponível para você.

2-Depois, você vai adicionar seus contatos usando esses três simples métodos:
  • a) Você pode importar sua lista escolhendo um arquivo de seu computador nos formatos: XLS, CSV ou TXT. Esta opção também permite que importe seus contatos de outra agenda de endereços como do Gmail, Salesforce, etc.
  • b)Você pode copiar e colar até 50 contatos de uma vez em sua lista. Certifique-se de que há um endereço de e-mail por linha, sem vírgulas.
  • c)Adicione contatos individualmente. Esta opção em particular é muito útil para inserir as informações de seus contatos manualmente em campos personalizados.
Caso você já tenha criado uma lista e queira colocar mais contatos nela, clique em “Adicionar contatos” a partir do painel de e-mail. Então, opte por um dos métodos que mostramos acima. Você pode, inclusive, colocar contatos em mais de uma lista em uma única vez.

O próprio site tem todos os tutoriais em vídeos, ensinando passo a passo como enviar por exemplo e-mail automáticos ou emails RSS , vá no rodapé do Benchmark e clique em Tutoriais em Vídeos.
Viu como é fácil? Explicamos em muitos passos para você entender direitinho e começar a usar o mais rápido possível o e-mail marketing. Tente fazer o seu primeiro e depois conte aqui o que achou da ferramenta. Até mais!
Universo das Dicas - Anna Vlis

0 comentários