Dicas para definir o estilo do seu blog



Para quase tudo na vida, temos nosso estilo pessoal e as coisas que fazemos tendem a refletir esse estilo, não é mesmo?

dicas para blogueiros
image: Pexels


Ao trabalhar com um blog, você se torna o seu próprio patrão, da mesma forma como acontece com os praticantes profissionais de poker ou os trabalhadores freelancer da área de tecnologia, por exemplo. Dessa forma, como seu próprio comandante, é importante que você procure imprimir o seu estilo e sua personalidade em seu blog como forma de diferenciá-lo dos milhares de outros blogs que estão espalhados pela internet.


Nesse sentido que ilustramos acima, um jogador profissional de poker, precisa desenvolver suas próprias estratégias na hora do jogo, um profissional de tecnologia transmite seu estilo no código que desenvolve, da mesma forma, um blog pessoal deve transparecer a assinatura daquele que escreve, não apenas nos textos, mas em todo o seu conjunto. Seja qual for a área, cada profissional tem que colocar uma impressão digital em sua obra. Pensando nisso, reunimos aqui algumas dicas para ajudá-lo nessa tarefa:
Antes de mais nada, é preciso definir o público-alvo de seu blog. Pense no gênero, na localização, na faixa etária, e em todos os fatores que podem influenciar a experiência que seu blog proporciona às pessoas que você pretende atingir e que mais acessam seu conteúdo.


Jovens atualizados com as novas tecnologias são mais propícios a compartilhar os seus conteúdos, por exemplo. Assim, se esse for o seu público-alvo, incluir opções de compartilhamento no seu site pode ser uma boa ideia. Um leigo, por sua vez, talvez não saiba nem como compartilhar algo e não vá entender o significado de todas aquelas opções na sua página.


image:Pexels


Após definir o seu público-alvo, pense no conteúdo que você quer transmitir, pois isso será de fundamental importância para o layout de seu site.
Se você é fotógrafo, por exemplo, deve dar preferência a um layout que mantenha suas fotos em destaque. Assim, um design com imagem grandes, em que o centro das atenções são as fotos são ideais. Poucas figuras por páginas tornam a experiência melhor, as imagens podem ocupar toda a largura do blog e a sidebar dispensada.


Já se sua intenção é publicar diversos posts por dia, talvez você prefira um estilo em que a página inicial apresenta os posts em ordem cronológica, com destaque, por exemplo, para os que você acredita serem mais interessantes, além de também haver um espaço para o conteúdo dividido por temas, facilitando, assim, a busca do leitor. Além disso, fazer uso de carrosséis que fiquem circulando as novidades pode ser um ótima opção, porém, se você não pretende fazer tantas atualizações, talvez seja melhor não utilizar esse recurso.


Além disso, garanta que o layout adotado por uma das páginas é o mesmo em todo o blog, caso contrário, seu site ficará parecendo um carnaval. Outro ponto importante é evitar utilizar múltiplas fontes, pois isso pode tornar a leitura cansativa e deixar a página confusa. Tenha cuidado também com o contraste entre a cor de seu texto e o fundo, confira que o conteúdo está legível e as cores não incomodam.
Um template responsivo é essencial. Em outras palavras, garanta que seu blog se adequa à visualização em dispositivos móveis. Nos dias de hoje, esse toque de cuidado faz toda a diferença.



Por fim, apesar de milhões de estilos de blogs que vemos na internet, tente sempre trazer sua personalidade ao seu espaço virtual, isso, com certeza, dará um toque de exclusividade e credibilidade ao seu site, talvez te interesse também esse artigo " erros que blogueiros iniciantes cometem".

Universo das Dicas - Anna Vlis

0 comentários